quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Estar em sintonia com o tema e com a posição oficial do país é fundamental para uma boa atuação."

Secretária Geral da AG, espera que todos tenham compromisso com o jogo, já que este exige muita preparação. Acredita ainda, que os temas estão atuais, principalmente a clonagem, o que deixa o jogo mais interessante.

Leia a entrevista com a Secretária Geral da Assembléia Geral das Nações Unidas:


LMD- Quais são as suas expectativas para este IV Jogo Cenecista da ONU?
M- "Espero que o 4º Jogo Cenecista da ONU seja de excelente qualidade, com debates de alto nível com argumentos embasados e sólidos. O compromisso de cada delegação e de cada aluno é de manter a diplomacia, a fim de elaborar uma resolução que atenda todos com viabilidade para serem cumpridos. A simulação desperta o interesse em política internacional, faz com que fiquemos sensibilizados com problemas que atingem toda a humanidade.
Estar em sintonia com o tema e com a posição oficial do país é fundamental para uma boa atuação. é preciso defender os seus ideais como se fossem inatos , pois assim a sua convicção e argumentação serão imbatíveis. "

LMD- Apresente-se para nossos leitores.
M- "Minha participação nos Jogos da ONU começou a partir da segunda edição. No primeiro ano participei representando a delegação de Israel, na Assembléia Geral, na qual o tema era a criação da ZLAN (Zona Livre de Armas Nucleares) no Oriente Médio. No segundo ano representei a delegação da África do Sul, e o tema era: Políticas Macroeconômicas e Desenvolvimento.
Este ano no 4º Jogo Cenecista da ONU sou Secretária Geral da Assembléia Geral das Nações Unidas."

LMD- Você, já tendo participado por diversas vezes do Jogo da ONU, espera muito das delegações. Você pretende exigir o máximo possível delas este ano?
M- "Espero que todas as delegações estejam se preparando na certeza de uma excelente atuação e trabalho. Acredito que todos possuem grande potencial, pois o jogo da ONU proporciona um alto nível de conhecimento.
Sabendo da grande capacidade dos alunos o resultado exigido deve ser o melhor possível, espero que todos tenham o compromisso e o comprometimento de realizar um trabalho
de qualidade."

LMD- Quais dicas você daria para os alunos que irão participar pela primeira vez do jogo?
M- "A dica é para que sejam confiantes. Quem vai participar pela primeira vez, a prioridade é conhecer bem o tema e saber o seu posicionamento. As regras são importantes para o entendimento técnico da simulação e para a atuação no Jogo, como exemplo: saber como colocar um documento provisório em votação."

LMD- Você acha que os temas deste ano estão suscetíveis a longas discussões, com diversas opiniões?
M- "Os temas são interessantes, pois estão envolvidos na atualidade. A clonagem principalmente é um tema que gera várias discussões e análises na sua praticidade."

LMD- Até o momento, o Jogo da ONU praticamente não está aparente, a não ser nas entregas de trabalhos e algumas discussões. Você espera mais após as entregas dos manuais de cada comitê?
M- "A entrega dos guias de comitê vem consolidar as parcerias e os blocos econômicos e também são a base para preparar os países para as reuniões."