quarta-feira, 29 de setembro de 2010

É pensar como um grupo

Brasil e Rússia dizem que fizeram uma boa parte de seu projeto de resolução e que ainda debaterão com delegado chinês. Disseram também que os projetos discutidos favorecerão ao Afeganistão e que foram postadas clausulas pedidas pelo Afeganistão.

Delegadas do Brasil e Rússia deram uma declaração exclusiva após reunião, realizada hoje, 29 de setembro. Confira:

“Hoje começamos o projeto de resolução do BRIC. O delegado da China não pode vir por motivos pessoais, então, eu [delegada do Brasil] e a delegada da Rússia começamos e fizemos uma boa parte, somente faltando algumas questões que ainda devem ser debatidas com o delegado da China, para que não hajam conflitos na hora de decidir, pois, ás vezes, tem alguma coisa que ele não quer, alguma coisa que a Rússia não quer, então , o grupo está bem unido, somente coisas que devemos discutir, pois as opiniões podem divergir.”

LMD- O que vocês decidiram pode afetar a China de alguma maneira?

B- Não, é pois, ele pode ter uma outra opinião, ele quer acrescentar alguma coisa nas cláusulas, ele pode ter uma idéia nova. Os que foram colocados hoje, já foram o que havia sido discutido em reuniões do BRIC.

Alegaram também que o BRIC está muito unido. A delegada russa alegou que os projetos que foram discutidos favoreceram ao Afeganistão, ou não estariam fazendo este projeto. O Brasil disse que o projeto por eles feito é para o bem do Afeganistão, tanto que tem cláusulas que foram postas a pedido do Afeganistão, então não é para bem próprio, não é para beneficiar a eles, mas sim ao Afeganistão.

LMD- A Rússia disse que não viria em uma reunião se o Brasil e a China não viessem. Vocês acham sensato trocar o BRIC pelo Afeganistão?

B- Eu acho que a Rússia tomou esse posicionamento, pois na reunião que seria feita, a opinião da Rússia divergiria muito das outras, então, não vejo problema dela querer chamar um aliado, pois como eles fizeram a reunião do G8, a maioria era aliada deles. Se o Afeganistão quer estar junto com os Estados Unidos, deverá ser visto no dia, se isso realmente favorecerá ou não eles.

LMD- O Afeganistão afirmou que a Rússia não tem um pensamento próprio e depende dos pensamentos do Brasil e da China. Comente isso.

R- É lógico que eu tenho um pensamento próprio, eu não tomei um pensamento próprio de vir ou não a reunião e de decidir se o Brasil e a China vinham comigo ou não? Um pensamento próprio meu, e o meu pensamento é o mesmo que o deles, então porque não irei expor isso.

B-Eu acho que se a Rússia não pensasse por si mesma, não seria BRIC, seria BIC. Ela não teria função.

LMD- Então vocês acham que não é pensar como um país é pensar como um grupo?

R- Com certeza.

B- Acho que quando se tem pensamentos comuns, nada mais natural do que se juntar.

R- Eles juntos podem ser mais fortes do que sozinhos.