quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fator de prevenção

Delegado francês diz que medidas tomadas pelo governo em relação a burca são para impedir o incentivo aos muçulmanos. Os ataques terroristas recentes no país não afetarão a posição do delegado e que se não houvessem tantos ataques terroristas, a xenofobia seria menor.

Confira uma entrevista exclusiva feita com um delegado francês hoje, dia 30 de setembro:

LMD- Por que o governo proibiu o uso de burcas e afins, em locais públicos, na França?
F- Na minha opinião, o governo é muito conservador em relação as várias religiões, que tem no país, que é bastante. A maioria do país é de religião católica, então até mesmo por medo do Taliban, acho que o governo está com essa posição de proibir o uso de burcas, vendo isso como um incentivo para os muçulmanos entre o país.

LMD- O governo quase sofreu dois ataques terroristas recentemente. Você veria isso como uma tentativa do Talibã de atacar o país de uma forma mais direta?
F- Com certeza, tanto podem ser eles, como uma outra rede terrorista, mas eu acho que isso não influenciará nada no meu posicionamento sobre a retirada das tropas.

LMD- Como conter a onda de xenofobia na França?
F- A França é um país muito conservador, por essas ameaças terroristas é causada essa aversão. Se não houvesse tantas ameaças, eu acho que a França não teria tanto problema com estrangeiros no país. É mais por um fator de prevenção.